sexta-feira, 28 de junho de 2013

SOLOS

O solo do Município é constituído pelos seguintes tipos: Concrecionários lateríticos indiscriminados distróficos; Latossolo Amarelo distrófico, textura média; Concrecionários Lateríticos e Areias Quartezosas.


 VEGETAÇÃO

A tipologia predominante é a Florestas Secundárias, decorrentes da recomposição natural da vegetação, quando a Floresta Primária foi removida pelo desmatamento. Os tratos de Floresta Primária remanescentes são do tipo Floresta Tropical Úmida ou Equatorial Latifoliada ou Floresta Pluvial ou ainda Pluvisilva (todos nomes dados a esta floresta heterogênea de grande porte das regiões quentes e úmidas). O subtipo original, obedecendo à correlação com o relevo, denomina-se Floresta Densa dos baixos platôs.

CLIMA

O clima é megatérmico úmido, com temperatura elevada, estando a média mensal em torno de 25º C. Os meses de outubro, novembro e dezembro são os mais quentes, com máximas entre 32ºC e 34ºC e mínima entre 20ºC e 22ºC. É, também, caracterizado por inverno quente, com precipitações em torno de 2.350 mm/ano, concentradas de janeiro a junho, com maior escassez em setembro. A umidade relativa do ar está em torno de 85%.

GEOLOGIA E RELEVO

A estrutura geológica não se distingue do conjunto apresentando para a Microrregião Bragantina, formada pelos sedimentos Terciários da Formação Barreiras, constituída de arenitos, sílitos e argilitos crolínicos, e pelos componentes da sedimentação Quaternária Atual e Subatual.Município: Santa Izabel do Pará
Suas formas de relevo, caracterizados por baixos platôs, tabuleiros e áreas de várzeas, fazem parte da unidade  morfoestrutural Planalto Rebaixado da Amazônia (da Zona Bragantina).

HIDROGRAFIA

Na hidrografia, destaca-se o rio Caraparu que nasce no centro do Município projetando-se no sentido norte/sul,  recebendo o igarapé Apeú e o rio Itá pela margem esquerda, e o rio Maguari pela margem direita. De pequeno  curso, o rio Caraparu deságua no Guamá, este servindo de limite natural com Bujaru ao sul do Município. Outros  rios menores, de curso paralelo ao Caraparu, são os rios Guajará e o Jandiaí, limitando Santa Izabel com os  municípios de Benevides e Inhangapi. Por último, há o rio Tauá, cujo afluente direito, o igarapé São Francisco, faz limite natural, ao norte, com o  Município de Santo Antônio do Tauá.

FINANÇAS:





EDUCAÇÃO:

No município existe escolas, municipais, estaduais e particulares. algumas oferecem curso técnico, ofertado pela SEDUC tendo como cursos técnicos profissionalizantes nas áreas de: Administração, Marketing, Informática, Agropecuária, Meio Ambiente entre outros..
As escolas municipais não ofertam o ensino médio, fazendo com que a SEDUC entre em parceria com a prefeitura, para ofertar o ensino médio e profissionalizante, e a prefeitura entra com o espaço físico.

As escolas que existem no município de Santa Isabel são:

Marieta Emmi (Estadual)
Doracy Leal (Estadual e Municipal)
Escola Irmã Albertina Leitão (Municipal e Estadual)
Silvio Nascimento( Municipal)
Antonio Lemos(Estadual)
Colegio Conexão (Particular)
Geovani Brocards (Particular)
Nikkei (Particular)

SAÚDE:

No município de Santa Izabel, a infraestrutura da saúde fica da seguinte forma:
possui um Hospital Municipal, os pronto-atendimento dos bairros e apenas um centro de especialidade odontológico. 



P.S: no site, só encontra-se dados de atendimentos passados, não dos estabelecimentos nem a sua quantidade.
ASPECTOS CULTURAIS:

No município de Santa Izabel, a população realiza o Círio de Nossa Senhora da Conceição de Itá, no segundo domingo de maio, com procissão que sai do povoado do Carmo para o distrito de Caraparu. Além dessa, outras  manifestações religiosas marcam o calendário de festas locais. O Círio de Santa Izabel acontece no primeiro domingo de julho e o Círio de Nossa Senhora do Carmo, no dia 26 do mesmo mês. No mês de novembro, Município: Santa Izabel do Pará  comemora-se no Distrito de Americano, o Círio de Nossa Senhora da Conceição que, como as demais festas, é  acompanhado de arraial.
A festividade de caráter eminentemente popular mais significativa de Santa Izabel é a Festa das Flores, no fim do mês de maio. No artesanato, destaca-se a produção de entalhes em madeira, sem, no entanto, se constituir um elemento caracterizado do Município. A cidade dispõe de uma Biblioteca-Pública, inexistindo qualquer outro equipamento cultural. Com a nova administração, surgiu a casa de cultura.







DADOS DEMOGRÁFICOS



A População Total do Município era de 43.227 de habitantes, de acordo com o Censo Demográfico do IBGE (2000).

Sua Área é de 717,62 km² representando 0.0575% do Estado,
0.0186%
 da Região e 0.0084% de todo o território brasileiro.Seu IDH é de 0.721 segundo o Atlas de Desenvolvimento Humano/PNUD (2000)

Ano de Instalação: 1933 
Microrregião: Castanhal 
Mesorregião: Metropolitana de Belém 
Altitude da Sede: 24 m
Distância à Capital: 41.9071Km 
Fonte: Atlas de Desenvolvimento Humano/PNUD

terça-feira, 25 de junho de 2013

Atrativos Turísticos do Município 

O município de Santa Isabel do Pará, é um município da Amazônia oriental, e como tal possui em seu território, áreas que formam um conjunto de atrativos naturais. São florestas entrecortadas de rios e igarapés que abrigam um ecossistema composto de espécies nativas que se destacam, como a variedade de orquídeas e bromélias plantas aquáticas como água-pés, diversas espécies de pássaros, borboletas, mamíferos como tatu, tamanduá, paca etc., tudo isso aliados a etno diversidade constituída pelas comunidades ribeirinhas, pelas vilas povoadas por afro descendentes, por comunidades quilombolas, por moradores das agrovilas, pela colônia japonesa que disseminou traços de sua cultura. Além dos hábitos culturais como a fabricação artesanal da farinha de tapioca, do açaí tomado na cuia, do tacacá depois da chuva, das danças de quadrilhas modernas, enfim coisas que fazem uma cidade de belas histórias e um lugar gostoso de se visitar.


Ponto Turístico: Balneário Caraparu

Descrição:

As margens do rio Caraparu, a apenas 8 km do centro da cidade. Extenso igarapé braço do rio caraparu que deságua no Rio Guamá.

Ponto Turístico: Vilas de São Francisco do Itá e Conceição do Itá
Descrição:

Vilas povoada por afro-descendentes, banhada pelo Rio Itá a 12km da sede do município.

Ponto Turístico: Balneário Porto de Minas

Descrição:

Igarapé braço do rio Caraparu, navegável por pequenas embarcações, que recebe visitantes de vários lugares da região.

Ponto Turístico: Vila de Tacajós
Descrição:
           
Local onde as águas escuras do Rio Caraparu encontram-se com as águas barrentas do Rio Guamá sem se misturarem


Ponto Turistíco:  Retiro de Moema

Descrição:
Sítio que abriga ruínas do complexo arquitetônico de construções do século XIX- Antigo sítio da família do Intendente Antônio Lemos-vulto importante da política paraense no século XIX, que realizou grandes obras na Capital paraense-Belém na época áurea da borracha na Amazônia. No município de Santa Isabel do Pará, além do retiro de Moema, há o Colégio Antônio Lemos, construído no mesmo período.


Fonte:http://www.santaisabeldopara.pa.gov.br/portal1/municipio/ponto_turistico.asp?iIdMun=100115109

Figura 1

Figura 2


Santa Izabel do Pará é um dos municípios da região Metropolitana localizado a 38 km de Belém, no cruzamento das rodovias BR 316 que possibilita o acesso a Capital e a outros estados brasileiros e da PA 140 que permite o acesso a vários municípios (Castanhal, Inhangapi, Vigia de Nazaré, São Caetano de Odivelas, Colares, Santa Antônio do Tauá, Bujaru.), além de estar a aproximadamente 20 km da Alça viária, e pouco mais de 30 km do aeroporto internacional de Belém, com o privilégio de poder ser acessado também pelo belo Rio Guamá, ao extremo Sul do município.
Conhecendo um pouco da historia de Santa Izabel do Pará

Duas histórias são contadas nos registros históricos para explicar a origem do nome do município. A primeira, vinculada à devoção e culto a Santa Izabel, rainha católica de Portugal canonizada, cuja imagem foi levada por um imigrante ao local. A segunda, atribuída às virtudes de uma escrava chamada Isabel que, segundo os relatos orais, teria chegado ao povoado acompanhando um dos imigrantes e que, com a dedicação para com o seu senhor e para com o resto dos habitantes, passou a ser chamada de santa.

A história de Santa Isabel do Pará tem raízes na evolução jurisdicional do município de Belém, em suas origens constituem um povoado reconhecido como Vila, estabelecido no dia 6 de junho de 1899, mediante a promulgação da lei nº 646. Nessa altura, Santa Isabel contava com uma estação da Estrada de Ferro de Bragança, precisamente no Km 46.

No dia 24 de fevereiro de 1905, inaugurou, na vila, uma agência do Telégrafo Nacional, ampliando a infra-estrutura física do lugar que já contava com um mercado público e um grupo escolar, que fora criado pelo Decreto nº 1295, de 8 de abril de 1904. Devido ao dinamismo experimentado pela vila, em 30 de dezembro de 1931. No mesmo ano, foi retirado o predicado, ficando extinto o município.

Em 8 de dezembro de 1933, segundo a Enciclopédia dos Municípios, mediante a promulgação de Decreto Estadual nº 1110, voltou a ganhar autonomia como município, registrando-se uma nova instalação em 7 de janeiro de 1934. O município ficou constituído com áreas territoriais que pertenciam a Belém e a Castanhal. Para esta segunda instalação, Noé de Carvalho foi nomeado como primeiro Prefeito municipal.

A instalação do município Santa Izabel, por meio do Decreto-lei nº 2972, de 31 de março de 1938, passou a contar com os distritos de Santa Izabel, Ananindeua, Caraparu, Benevides, Benfica Americano e Arari. Alguns meses depois, em 31 de outubro de 1938, pelo Decreto-lei nº 3131, dele foram desmembrados os distritos de Ananindeua, Benfica e Arari, que foram anexados ao município de Belém.

No ano de 1934, o Decreto-Lei nº 4505, ao ser promulgado, em 30 de dezembro, deu origem ao surgimento do Município de Ananindeua, com parte das terras que, originalmente, haviam pertencido ao distrito de Benevides e com outras áreas que foi cedida por Belém. O mesmo instrumento legal mudou o nome do Município de Santa Isabel para passar a reconhecê-lo como João Coelho e, inclusive, por força deste Decreto-lei, foi estipulado que contaria, unicamente, com os distritos de João Coelho, Americano e Caraparu.

Em 1955 chegou a promulgar a Lei nº 1127, em 11 de março, mediante a qual era proposto o desmembramento de parte do território de João Coelho, para permitir a criação do Município de Santo Antônio do Tauá. Essa iniciativa não prosperou, por haver sido declarada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal, o que originou a promulgação do Decreto nº 1496, em 26 de janeiro de 1956, tornando insubsistente o desmembramento.

No dia 10 de janeiro de 1961, conforme o Decreto-Lei nº 2160, foi devolvida a antiga denominação de Santa Isabel do Pará. Atualmente, conta com três distritos: Santa Isabel do Pará, que se constitui na sede do Município, Americano e Caraparu.